sexta-feira, 6 de maio de 2011

Um breve histórico das Marchas da Maconha

A Marcha da Maconha é um evento que ocorre anualmente em várias cidades espalhadas pelo mundo. O movimento reivindica a legalização da produção e do comércio da Cannabis, bem como a tolerância ao seu uso. O movimento começou em 1994. No Brasil, a primeira passeata aconteceu no Rio de Janeiro, em 2002. Desde então, coletivos de todo o país vêm tentando legitimar as marchas, que já sofreram repressão judicial em várias ocasiões.



Em 2008, a maioria das cidades que haviam organizado o protesto foram censuradas no seu direito de liberdade de expressão. Em 2010, a situação melhorou, mas três cidades ainda tiveram o evento proibido pelo Ministério Público: São Paulo, Fortaleza e Salvador.Relembre o caso da capital paulista:



Apesar da repressão policial e judicial, a marcha aconteceu. Mas a revindicação foi a liberdade de expressão, garantida pelo artigo 5° da Constituição.



Já na capital mineira, a passeata fechou ruas e avenidas no Centro da cidade.



E amanhã, 07 de Maio de 2011, a manifestação está programada para acontecer em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória. Acompanhemos as marchas neste fim de semana.

Um comentário:

@JayWaider disse...

Fala mlk!
Hummm essa liga tá muito Cannibis mui berde hahahahaha.
Então aos poucos vamos voltando a blogosfera. Apoio los berdes campos!
abraço nosso amigo Jay