segunda-feira, 2 de maio de 2011

Maconha: Mitos e Fatos

Se há uma droga cuja história foi distorcida, corrompida e manipulada, essa droga é a maconha. Quando foi proibida na maior parte do mundo, durante a década de 1930, a campanha para demonizar essa planta ganhou muita força. E o resultado disso pode ser sentido até hoje. Muitas pessoas ainda acreditam que a maconha é porta de entrada para drogas mais pesadas, que a maconha destroi os neurônios, que o usuário é o vagabundo que financia o tráfico, dentre outras conclusões absurdas. Agora, neste início de século, milhões de pessoas em várias partes do mundo estão se dando conta de que essa política de drogas é um verdadeiro desastre para toda a humanidade. Os efeitos nocivos do proibicionismo podem ser sentidos com mais intesidade em países como o Brasil, por exemplo, na qual essa política criminal só agrava nossos problemas sociais.

Quem é a vítima desse "crime", hein Polícia?
O documentário Cortina de Fumaça, lançado em 2010, aborda a questão das drogas sob um ponto de vista completamente diferente do mostrado diariamente nos noticiários. Produzido pelo jornalista Rodrigo Mac Niven, o documentário conta com depoimentos de nomes de peso, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o neurobiólogo Sidarta Ribeiro, dentre outros. Vale a pena gastar esse tempo e assistir, afinal, o assunto é de interesse geral.



As demais partes do Cortina de Fumaça estão disponíveis no Youtube. É possível também baixar o filme AQUI.

"A sociedade lida com todos os males causado pelo álcool e tabaco sem derramar uma gota de sangue. Por que com a maconha isso é diferente?"

Um comentário:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Parabéns pelo início deste trabalho ... gostando e muito ... seguindo ...